011/366 – Memórias crônicas


Dia destes estava me perguntando se o que escrevo são realmente crônicas. Ana Paula Ibrain me fez ver o que podem ser, memórias. Sim, meus textos têm muito de memórias. Mas sendo eles crônicas ou não, não é uma coisa que me tire o sono, é só que quem escreve vive a se questionar. Preocupações com títulos, gêneros literários, se o que faz é literatura ou pelo menos algum tipo de arte.

O texto de hoje só tem de bom o título, “Memórias crônicas”. Pode vir a ser o título quando eu reunir minhas crônicas em um livro. Outro título bom para a reunião de meus textos é “Crônico”, ambos inspirados em minhas conversas com a amiga Ana Paula Ibrain.

Em latim existia a palavra “chronica”, para designar o gênero que fazia o registro cronológico dos acontecimentos históricos, sem aprofundamento ou interpretação. Na mitologia grega temos Cronos, deus do tempo. Talvez o que eu escreva sejam só reminiscências, mas isto não é importante, não o suficiente para que eu fique aqui esquentando meus cornos.
Rotsen Alves Pereira
Janeiro de 2023

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A torre da igreja

008/366 - O pequeno príncipe

Ontem minha mãe morreu