006/366 – Menarca


Talvez alguns não saibam, mas menarca é o feminino de monarca. E monarca todos sabemos o que significa. Não, não é, menarca não é o feminino de monarca. Esta palavra cruzou meu caminho há muito tempo, numa época em que eu consultava dicionários, atraído primeiro pela sonoridade das palavras, sua semelhança com outras e seus significados totalmente distintos.
A IA do Whatsapp me diz que: “Menarca é o termo que se utiliza para descrever a primeira menstruação de uma mulher. (...) É uma fase importante na vida de uma mulher, marcando o início da sua fertilidade”. E acrescenta: “Se tiver mais perguntas ou precisar de mais detalhes, estou aqui para ajudar!”. Eu aproveito, e o que significa monarca? “Monarca é um termo que se refere ao chefe supremo de um Estado monárquico, pode ser um rei, imperador ou sultão”.
Domingo tive minha primeira menstruação. Não foi a primeira, claro, afinal sou um homem de 55 anos e já menstruei antes, mas esta foi "a monarca". Três dias mijando pelo cool. Cólicas estomacais. Tudo resultado de um “yakisobra” que jantei. Minha esposa me disse, vocês homens são todos frouxos, se vocês tivessem que parir eu queria só ver. Ela usou o termo homem no plural para aliviar meu lado. Mas não é que nós, homens, sejamos fracos, vocês, mulheres, é que são fortes.
Rotsen Alves Pereria
Janeiro de 2023

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A torre da igreja

008/366 - O pequeno príncipe

Ontem minha mãe morreu