Bacurau - o filme

Assisti ontem na Globo, porque Beth Formaggini me lembrou, Beth é, foi, foi minha professora de história, ela me lembrou no Face, mas lembrou. Não lembrou a mim especificamente, mas a todos que viram sua postagem.

 

Sobre o que é Bacurau? Acho que sobre muitas coisas. Mas a principal é uma cadeia discriminatória de raças. Um alemão que se acha superior aos americanos, os americanos que se acham superiores aos brasileiros ou latinos, brasileiros do sudeste associados aos americanos que se acham superiores aos brasileiros do nordeste, brasileiros do nordeste vendidos aos americanos que se acham superiores aos seus conterrâneos.  

 

Mas Bacurau, como disse, é sobre muitas coisas: sobre o domínio dos recursos naturais por poucos em detrimento de muitos, no caso a água; sobre representantes do povo que vendem a vida, literalmente a vida, desse povo a quem tiver interesse em pagar.

 

Bacurau é sobre políticos que só aparecem de quatro em quatro anos oferecendo esmola ao povo, doando livros como se fossem lixo e alimentos e medicamentos vencidos. Queria muito que a população brasileira fosse como a do sítio Bacurau, que quando o prefeito aparece, se escode e o constrange a discursar para ninguém, mas a realidade é outra, quando os candidatos aparecem nos sítios do nordeste, a população diz: vou pedir tijolos - telhas, rolo de arame farpado, sacos de cimento, pagamento de conta de luz, conserto de uma moto – em troca do meu voto. Estive por lá nos últimos três anos, até me candidatei a vereador, sei do que estou falando. Somos uma sociedade corrupta, de A a Z.

 

Bacurau é sobre uma comunidade, que apesar de ter que se valer das migalhas que o poder lhe joga, resiste, é organizada, mantem a memória do seu passado e graças a isso consegue enfrentar e vencer aqueles que a querem exterminar.

 

Bacurau é sobre o retorno as raízes de um povo, um retorno tão profundo que chega ao cangaço, que chega a decapitação dos gringos, ato que parece exagerado até para o matador profissional da comunidade.

 

Bacurau é uma utopia.

 

Estava curioso para ver esse filme, tanta repercussão, tantos prêmios. Não gostei da película.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A torre da igreja

008/366 - O pequeno príncipe

Ontem minha mãe morreu