O Garoto do Tempo

Dois Irmãos

Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa - Rio das Pedras, Índia povoada por nordestinos e por este etíope que vos escreve -  vinte dois dias do mês de janeiro do ano de dois mil e treze de nosso Senhor.  Um mês bastante chuvoso.

Na semana antes do Natal fui pela primeira vez a casa do Junior, um dos meus cinco irmãos e irmãs, que morra em Queimados, município do Rio, na Baixada Fluminense.

Agora nem tanto, mas no inicio, meu irmão deve ter ficado de saco cheio das pessoas estranharem sua decisão de se unir a uma mulher que já tinha quatro filhos. Ao invés de nos alegrarmos por quatro crianças ganharem um segundo pai, ficamos achando que o cara fez uma escolha errada. Como é que a gente pode saber se ele errou? A gente nem sabe o que ele escolheu e por quê?

Na metade do ano passado nasceu Sophia, a filha de sangue dele. Os nomes dos meus outros sobrinhos são: Ruan de três anos, Davi seis, Maria Eduarda nove – se as pessoas soubessem não batizavam meninas com esse nome, eu tenho uma Duda em casa e sei bem o que é uma Duda – e Marceli onze.

A casa é pequena e mal conservada, quarto, sala, a cozinha não passa de um corretor por onde se entra, o banheiro é grande. Quando cheguei a minha cunhada dormia com Sophia no quarto, o Ruan dormia no sofá-cama, enquanto Davi jogava videogame na TV, Marceli e Maria Eduarda, a única que não conheço, estavam na casa da avó.

Apesar de ser mais de sete da noite o calor insuportável daquele dia continuava. Meu irmão fez um café e ficamos papeando, depois saímos e compramos pão. Ele deu café com pão para o Davi, Ruan acordou e ganhou um pedaço de pão, ficou mordiscando o recheio de mortadela, mas vencido pelo sono devolveu o pão ao meu irmão e voltou a dormir.

Ruan, o caçula, é serio, calado e desconfiado, Davi é bem falador. Comparando os dois, me lembrei do tempo em que mamãe nos deixou, a mim e ao Junior, com a tia Raimundinha, que morava no Santo Cristo. Éramos iguais a esses dois meninos, opostos no jeito de ser, aparentemente diferentes, mas muito parecidos, dois irmãos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

008/366 - O pequeno príncipe

007/366 – O arauto do Senhor

Ontem minha mãe morreu