Eu vim para servir

Se o Filho do Homem disse que veio para servir, por que nós, simples humanos, não fazemos o mesmo? Mas servir de que maneira? Deixando-nos crucificar? Não, isso coube a Cristo. Não que nós não possamos - afinal, uma das razões porque Deus se fez homem e habitou entre nós, foi para nos dar o exemplo da infinita capacidade humana, já que fomos criados a sua imagem e semelhança - modelos é o que não nos falta, irmã Dulce, madre Teresa de Calcutá, Chico Xavier, entre outros.

Qualquer um de nós, pelo menos em algum momento, já sonhou com grandes feitos, em ser importante, famoso. E as vezes presos a estes sonhos, nos esquecemos de praticar coisas importantes, porque as achamos pequenas demais para alguém tão importante quanto nós fazer.

Quando falo em servir, penso em pequenos atos, diários, despretensiosos. Comecemos por usar as palavras mágicas: bom dia, boa tarde, boa noite, com licença, por favor, obrigado. Depois estejamos atentos, para servir nas inúmeras oportunidades que o dia a dia nos oferece: lavar uma louça no lugar da mãe ou da esposa, ceder nosso assento numa condução, abrir uma porta, sorrir, ajudar a carregar uma sacola - são tantos os momentos em que podemos fazer algo pelo outro. Tudo isto em pequenas doses, verdadeiras pitadas de luz.

E por que deveríamos fazer isto? Motivos é o que não faltam, mas vou ficar com o do profeta Gentileza: "Gentileza gera gentileza".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A torre da igreja

Ontem minha mãe morreu

008/366 - O pequeno príncipe